Centro Sportivo Mossoroense

Centro Sportivo Mossoroense

Após abordarmos a respeito do surgimento do Ypiranga Sport Club, é chegado o momento de fazer o registro do terceiro clube de futebol a ser fundado em nossa cidade, no caso o Centro Sportivo Mossoroense.

No dia 21 de novembro de 1920, o torcedor da terra de Santa Luzia tomava conhecimento do surgimento de mais uma equipe a ser inserida no cenário esportivo da cidade.

A primeira diretoria do alvirrubro contou com a participação dos seguintes desportivas: Presidente: Gentil Soares e Silva; Adjunto-tesoureiro: Genipo Fernandes; Diretor Esportivo: Paulo de Albuquerque.

A ideia de fundação do Centro Sportivo deu-se através de alguns dirigentes do Humaytá, que tinha como objetivo, contar com um aliado nas reuniões presididas pela Liga Mossoroense de Futebol (L.M.F), posicionando-se contrário às pretensões do Ypiranga, tendo em vista que, naquele momento, a rivalidade chegava ao limite máximo permitido entre os alvicelestes e o alvinegro.

Ocorre, entretanto que, como se diz no adágio popular, o “tiro saiu pela culatra”. Tão logo o Centro tomou conhecimento da artimanha aplicada pelo “vovô”, posicionou-se contrário, passando a fazer parte do bloco que decidia os interesses do Ypiranga.

A formação inicial do Centro Sportivo foi a seguinte: Loureiro, Toinho e Nino; Joca Delfino. João Batista Pinto e Pio Xis; Carlito Santiago, João Nogueira Filho, Humberto Mendes, José Soares e Zeca Matias.

No dia 25 de dezembro de 1921, a Liga Mossoroense de Futebol (L.M.F), idealizou um torneio no qual o Centro Sportivo havia sido sorteado para atuar diante do Humaytá, sendo que, ao final do clássico,  “vovô” conquistou a vitória pelo placar de um tento a zero, gol marcado através do atacante Nunes.

Na citada partida, o Centro Sportivo atuou com o futebol de Cazuza (goleiro que havia sido dispensado pelo América de Natal-RN, dada a sua indisciplina na meã); Cabeleira e Navegantino; Joca, João Batista e Pio Xis; Olavo, Luisinho, Eurico, Bobô e Gim.

Em 1936, a equipe do Fortaleza Esporte Clube, da capital alencarina, atuou amistosamente em nossa cidade, diante do Centro Sportivo, obtendo uma vitória pelo placar de três tentos a um. Observe a formação do alvirrubro no referido jogo: Rolleaux; Júlio Ferreira e Antônio Paraguai; Lolinha, Saruê e Bitenta; Mundoca, Antônio Ayres, Careca, Zezinho e Raimundo Canuto.

Na próxima edição focalizaremos o Palmeiras Futebol Clube, quarta equipe fundada em nossa cidade.

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + dezoito =