Potiguar disputa Mundial de Paraciclismo no Canadá

Com carreira vitoriosa nas piscinas, Ana Raquel, da Sadef/RN, estreia no ciclismo internacional (Foto divulgação)

Ana Raquel Montenegro tem 27 anos, e entrou pela primeira vez numa piscina aos 2 meses de idade. O esporte era parte do tratamento de fisioterapia. Ela nasceu com a Síndrome de Poland, que é rara e afeta a região torácica. É caracterizada pelo subdesenvolvimento ou ausência do músculo peitoral. Em alguns casos provoca sindactilia nas mãos, que é quando os ossos ou membranas dos dedos estão unidos.

Aos 8 anos, Ana Raquel deu as primeiras braçadas em competições oficiais, disputando lado a lado com atletas sem deficiência. Aos 14 entrou no paradesporto, onde se destacou. Representando a Sadef – Sociedade Amigos do Deficiente Físico, foram muitas conquistas, participação no Parapan do Rio, até que em 2015, ela resolveu mudar. “Nesse ano o triathlon entrou nos Jogos Paralímpicos, e isso despertou meu interesse na modalidade. Encarei a mudança como um desafio”, diz ela.

No ano seguinte, a potiguar já estava no Rio de Janeiro, disputando a paralimpíada. Terminou na honrosa 11ª colocação, e ainda mais gás pra seguir no esporte. Tanto que se dividiu entre o triathlon e os treinos específicos de ciclismo, terceiro esporte mais importante nos Jogos Paraolímpicos, atrás apenas do Atletismo e da Natação.

Próxima semana, a atleta da Sadef estreia em uma competição internacional da modalidade: a Copa do Mundo de Paraciclismo, no Canadá. “Viajo cheia de boas expectativas. Estou confiante que vou ficar no Top 10 Mundial. Vou também com o objetivo de pontuar e conseguir a vaga para os Jogos Parapanamericanos 2019, no Peru”, acredita.

Nesse primeiro ano no ciclismo, Ana Raquel já subiu ao pódio na Copa Brasil, foi prata. E quer repetir o feito na volta do Canadá, no Circuito Panamericano que acontece no fim do mês, em São Paulo.

Assessoria Sadef

 

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =