União Esporte Clube

Dando prosseguimento ao registro dos clubes que integraram o futebol mossoroense, é chegado o momento de abordarmos sobre o União Esporte Clube, também denominado pela imprensa esportiva da época como o clube dos brotinhos.

No ano de 1952, desportistas mossoroenses tomaram a iniciativa de fundar uma nova equipe que viesse a somar suas forças às já existentes e filiadas à Liga Desportiva Mossoroense (LDM).

Assim sendo, coube aso abnegados Prof. Joaquim Solon Moura, Francisco Felício de Morais, Augusto Escóssia, Vicente Leão, Prof. Assis Vieira, Prof. Maurílio Ayres, Aldenor Evangelista Nogueira, José Leonardo Nogueira, José Marinho dos Santos, José Calistrato do Nascimento e Antônio Pereira, a iniciativa de fundar o União Esporte Clube.

Visando a contratação de um excelente treinador, a diretoria não mediu esforços para entregar a equipe a Zoívo Barbosa de Menezes, em saudosa memória, nascido no dia 14 de janeiro de 1923, na cidade oestana de Caraúbas-RN, e que iniciou a sua carreira como atleta da equipe suburbana do Cruzeiro do Sul. A seguir, fundou o Doze Futebol Clube, atuando na condição de meia-direita. Iniciou a sua profissão como técnico de futebol, a princípio atuando como auxiliar técnico do União para posteriormente, em 1952, assumir o comando, onde permaneceu até a temporada de 1956, quando recebeu proposta irrecusável do Ypiranga, sendo seu técnico no período de 1959 a 1975, e na condição de fundador do então Esporte Clube Baraúnas, em 14 de janeiro de 1960, ser efetivado como treinador, conquistando o tricampeonato mossoroense de futebol, de 1961 a 1963.

Na temporada de 1952 a equipe do União Esporte Clube teve a seguinte formação: Arnaldo; Calistrato e Etevaldo; Albecir, Jurasca e Dedé; Lolinha, Oto, Miranda, Toinho e Esquerdinha.

Por ocasião da disputa do campeonato municipal de 1953, coube ao União manter a seguinte onzena: Paulo; Calistrato e Moacir; Albecir, Lolinha e Etevaldo; Miguel, Djalma, Miranda, Dedé e Moco.

Já em 1954, o clube dos “brotinhos” participou do certame municipal mossoroense com esta formação: Xavier; Baterista e Calistrato; Bento, Dedé e Zé Moura; Queixinho, Luiz Carlos, Cícero, Etevaldo (agora na verdadeira posição de centroavente) e Esquerdinha.

Em 1955, esta foi a formação base do União: Xavier; Calistrato e Baterista; Jucuri, Luiz Fernandes e Dedé; Juarez, Renato, Tino, Etevaldo e Zé Alves. Concluída a temporada de 1957, o União afastou-se dos gramados, não mais retornando ao quadro de filiados da LDM.

No próximo domingo estaremos de volta, registrando a presença do Salinista no nosso futebol.

 

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 18 =