Abertas inscrições para a Copa Oeste 2019; competição traz novidades


Tiago Potiguar ergueu o troféu de campeão na edição de 2018 pela Seleção de Triunfo Potiguar (Foto: Fábio Oliveira)


As equipes interessadas em participar da 17ª edição da Copa Oeste, já podem procurar a organização do campeonato para fazer sua inscrição.


O período de inscrições foi aberto nesta terça-feira, dia 12, e se estende até o dia 2 de abril próximo.


Em 2018, oportunidade em que a Seleção de Triunfo Potiguar sagrou-se campeã, a competição teve 14 equipes participantes. Para este ano, são esperados entre 12 e 20 times e seleções na disputa pelo título de campeão. 


Para este ano, a competição traz algumas novidades em relação à edição anterior.


A primeira delas é que a disputa terá início ainda no primeiro semestre e passará a ser realizada com base na categoria Sub-23, com atletas nascidos a partir de 1996.


“A intenção é possibilitar a revelação de jovens atletas da região, ainda com idade para iniciarem uma carreira profissional, podendo ser observados por clubes do estado. Inclusive, o período da competição coincide com a formação e preparação dos clubes para a disputa da segunda divisão profissional, da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e que tem a categoria sub-23 como base em seu regulamento”, explicou Ayrton Lenner, um dos organizadores da Copa Oeste.


Mas a nova regra também é flexível e permite que as equipes utilizem atletas acima dos 23 anos, porém limita em seis o número dessa faixa de jogadores relacionados por partida, independentemente de sua condição, se profissional ou amador.


Outra novidade é que as semifinais e final da disputa serão realizadas no Estádio Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão, em Mossoró, independente da origem das equipes que chegarem a essas fases.


“Como a Copa Oeste é uma competição mossoroense, mesmo que congregando equipes de toda a região oeste, nada mais justo que essa fase final aconteça na sede original da disputa, que é Mossoró”, explicou Ayrton.


O dirigente acrescentou ainda que a decisão de a fase final ocorrer totalmente em Mossoró não segue apenas uma questão simbólica.


“Tem também a questão da segurança e conforto, onde aqui podemos ofertar maior tranquilidade a clubes e torcedores. O Nogueirão oferece tudo que se espera para os jogos decisivos, inclusive facilita na questão da logística, o que não poderíamos garantir se fosse em outro município. Basta rever a decisão do ano passado, onde tudo transcorreu na maior tranquilidade, a partir da estrutura que possuímos e esquema que montamos”, concluiu Ayrton.


Por fim, outra grande novidade para a edição deste ano é que a final terá transmissão ao vivo e exclusiva pela TCM Telecom, principal parceira da organização.


A 17ª Copa Oeste tem largada prevista para o dia 4 de maio. A disputa se estenderá até o mês de julho, distribuindo premiação de R$ 12 mil em dinheiro entre os campeões, além de troféus.


Fábio Oliveira/F9.net.br