Fortaleza vence por 1x0, elimina o ABC e avança em 1º no Grupo A

Em confronto válido pela oitava e última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, o Fortaleza venceu, por 1x0, o ABC, na Arena Castelão, e garantiu à sua classificação para a fase de quartas de finais da competição na liderança do Grupo A, com 13 pontos. Já o ABC, que precisava da vitória para se classificar, encerrou a sua participação na sexta colocação do Grupo B, somando 12 pontos.


Nas quartas, o Fortaleza encara o Vitória, que terminou a fase de grupos na quarta colocação do Grupo A. A data e o horário do confronto ainda serão divulgados.


Antes da partida, o goleiro Marcelo Boeck foi homenageado com uma placa pelo jogo de número 100 com a camisa do time cearense. Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, foi quem entregou o presente tricolor. Boeck teve papel fundamental na campanha do acesso para a primeira divisão e a conquista do título da Série B, em 2018.


Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC



Fortaleza e ABC mandaram a campo, na Arena Castelão, times mexidos para o confronto. O Tricolor mesclou a equipe titular. Já o Mais Querido, de titular somente o zagueiro Maurício e o meio-campista Xavier. O primeiro tempo do confronto teve um Fortaleza finalizando mais a gol a partir dos 20 minutos. Enquanto o ABC apostou na bola parada, onde criou as suas melhores oportunidades.


No segundo tempo, o Fortaleza criou diversas oportunidades e foi premiado com o gol da vitória aos 24 minutos, marcado por Edinho.


O Jogo

Primeira Etapa


Mesmo com um time praticamente formado por reservas, o ABC iniciou melhor o duelo na Arena Castelão. Nos primeiros 10 minutos, a equipe potiguar criou duas boas oportunidades. Aos quatro, Wenderson cruzou para Maurício, o zagueiro subiu livre e cabeceou a bola para fora. Aos oito, novamente Maurício apareceu livre na área, após falta cobrada por Xavier, mas o zagueiro do ABC errou a cabeçada e desperdiçou uma grande chance.


Jogando em casa, o Fortaleza respondeu aos 10 minutos. Edinho fez boa jogada individual pelo direito, passou por dois marcadores e cruzou, mas a zaga do ABC afastou o perigo antes da finalização de Wellington Paulista.


Três minutos depois, o ABC teve mais uma boa chance para abrir o placar. Xavier cobrou escanteio, a bola passou por toda a defesa do Fortaleza e encontrou Wanderson, que acabou errando a finalização de cabeça.


A resposta do Fortaleza veio em duas oportunidades. Primeiro com Wellington Paulista, que aos 15, finalizou para fora. No minuto seguinte, Edinho fez boa jogada pelo meio e bateu forte, mas Saulo fez a defesa.


Aos 20, Edinho, um dos destaques do primeiro pela equipe do Fortaleza, cobrou escanteio, Roger Carvalho subiu bem e cabeceou forte, mas a bola passou por cima do gol de Saulo. O Fortaleza criou mais uma oportunidade aos 24 minutos. Marcinho carregou a bola com liberdade, e finalizou da entrada da área, mas Saulo fez a defesa. O meio-campista do Fortaleza voltou a levar perigo ao gol de Saulo aos 32 minutos, em finalização que passou à direita do gol.


Depois de um domínio do Fortaleza, o ABC voltou a levar perigo em duas oportunidades. Na primeira, aos 39 minutos, Henrique cobrou falta da entrada da área e Marcelo Boeck fez uma grande defesa. Aos 42, após escanteio cobrado, Wanderson ajeitou para Maurício, que sozinho no meio da área, cabeceou no canto e Boeck fez mais uma boa defesa.



Já nos acréscimos do primeiro tempo, Araruna recebeu pela direita e cruzou para Wellington Paulista, que apareceu em ótima posição, mas o atacante do Fortaleza finalizou por cima do gol, desperdiçando uma grande chance.


Segunda Etapa


No segundo tempo, a primeira oportunidade foi do time da casa. Aos cinco minutos, Edinho cobrou falta, Araruna desviou, mas a bola passou por cima do gol.


O Fortaleza teve a grande chance para abrir o placar com Dodô, aos oito minutos. O meio-campista recebeu em ótima condição na área, mesmo com o goleiro Saulo no chão, optou por mais um drible e finalizou em cima do lateral esquerdo Evandro.


Melhor no segundo tempo, o Fortaleza criou, aos 12, mais uma boa chance. Edinho tocou para Dodô, que recebeu pela direita e bateu rasteiro, mas a zaga do ABC afastou o perigo. Aos 17, Wellington Paulista recebeu bom passe e da entrada da área acabou finalizando para fora.


Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC


De tanto criar, o Fortaleza chegou ao gol, de forma merecida, aos 24 minutos. O atacante Osvaldo, que entrou na segunda etapa na vaga do lateral direito Araruna, rebebeu pela direta e cruzou para Marcinho, que cabeceou para a defesa de Saulo, no rebote, Edinho apareceu livre e empurrou para o fundo das redes. 


O ABC só chegou com perigo aos 37 minutos. Xavier recebeu pelo meio e tentou o passe para Artur, a bola desviou na defesa e pegou Marcelo Boeck, que saia do gol, de surpresa, o goleiro voltou e se jogou na bola para fazer grande defesa e evitar o empate do time alvinegro.


No minuto seguinte, Osvaldo recebeu pela direita e tentou tocar por cobertura, mas Saulo fez a defesa e evitou o segundo gol do Fortaleza.


Já no final do confronto, Peu recebeu na entrada da área e finalizou colocado, mas a bola foi para fora. Foi a última finalização do confronto.


FICHA TÉCNICA

Fortaleza 1x0 ABC

Motivo: Copa do Nordeste (8ª Rodada da fase de grupos)

Data: 30 de março de 2019

Local: Arena Castelão, em Fortaleza-CE


Gol: Edinho, aos 24 min., do 2º T (Fortaleza)

Cartões amarelos: Derley e Dodô (Fortaleza); Adrian, Henrique, Veterano e Xavier (ABC)


Fortaleza: Marcelo Boeck; Araruna (Osvaldo), Quintero, Roger Carvalho e Carlinhos; Paulo Roberto (Derley), Gabriel Dias, Edinho, Dodô e Marcinho (Éderson); Wellington Paulista. Técnico: Rogério Ceni


ABC: Saulo; Valdemir, Maurício, Henrique e Evandro; Wanderson, Adrian (Peu), Xavier, Sagredo (Wesley) e Wanderson; Veterano (Artur). Técnico: Ranielle Ribeiro